Assine

Publicado em 02-06-2016 às 02:35 poras Marilia Alencar | Comente!

14 dicas para cuidar dos cabelos e da pele no inverno

O inverno pode fazer alguns estragos na sua pele e cabelo. Mas sem desespero! Dá pra consertar tudinho e continuar gata dentro e fora do casacão. Veja as nossas 14 dicas!

Texto Veridiana Mercatelli

Ah, o friozinho… Bom pra ficar debaixo do edredom vendo um filme ou dormindo feito anjo. Só que a nossa beleza não comemora tanto a temporada de baixas temperaturas, ar seco e vento gelado. Organismo, pele e cabelos podem sofrer um bocado se a gente não tomar alguns cuidados básicos. Quer continuar diva até a chegada da primavera? Temos 14 truques que vão dar aquela força:

1. Sabemos que nem sempre dá muita sede no frio. Mas é importante se hidratar de dentro pra fora também no inverno. Há várias vantagens em tomar, pelo menos, dois litros de água por dia. Uma delas é que você ajuda seu organismo a funcionar direitinho, principalmente o intestino. Além disso, sua pele fica bem mais bonita e menos ressecada. E as unhas também!

2. Alimente-se bem. Aproveite que o tempo esfriou para tomar sopas, que aquecem o corpo e são deliciosas. Também é legal comer frutas ricas em vitamina C, como laranja, acerola, limão, abacaxi, morango… Hummm!

3. Usar filtro solar durante o inverno é importantíssimo (FPS 15, no mínimo). Afinal de contas, os raios ultravioleta continuam agindo mesmo nos dias em que o sol está encoberto. Não dê bobeira! ;)

4. O frio deixou sua pele meio esbranquiçada e sequinha? Hidratante nela, gata! Para o rosto, você pode escolher um que seja mais fino, sem óleo na fórmula, principalmente se sua pele for oleosa. Já o corpo pede um creme um pouco mais espesso, para garantir que a pele fique hidratada e macia.

5. Escolha bem os produtos de beleza que vai usar, dando preferência ao seu tipo de pele. Aquele creminho que é mara pra sua irmã pode não ser pra você (se sua pele for oleosa e a dela,
seca, por exemplo). Ah, e fique sempre de olho na validade, ok?

6. Diminua o tempo no chuveiro (alô, economia!) e, se conseguir, reduza a temperatura da água. Essa atitude vai fazer bem para a sua pele, que fica bem ressecada com altas temperaturas, e para o seu cabelo, que perde o brilho com água muito quente.

7. Você está no comecinho da adolescência? Então pode notar o surgimento de alguns floquinhos brancos na cabeça, uma coisa chatérrima chamada caspa (#quesaco!). Isso acontece porque você está entrando numa fase hormonal bastante ativa. O problema é mais comum em cabelos oleosos, e com o frio piora um pouco, já que a gente costuma lavar os cabelos com água muito quente, o que aumenta a produção de glândulas sebáceas. Para melhorar o problema, como já dissemos, diminua a temperatura da água ao lavar a cabeça. E use um xampu anticaspa, claro.

8. No banho, use sabonetes com hidratantes na fórmula ou óleos corporais. Assim, você garante hidratação extra, o que é excelente, principalmente se você for do tipo que morre de preguiça de passar creme hidratante.

9. Para dar mais brilho e maciez aos cabelos, uma dica é trocar o condicionador por uma máscara capilar de vez em quando. O produto possui maior poder de hidratação que o condicionador comum.

10. Sair com os cabelos molhados na rua? Nem pensar, principalmente no frio. Então, o jeito é usar o secador mesmo. Desde que utilizado numa temperatura morna e a uma certa distância, não há problema.

11. Se as pontas dos seus cabelos ficaram quebradiças, um bom corte vai ser seu melhor aliado. Mas outras medidas podem ajudar, como aplicar reparadores de ponta à base de silicone.

12. Com o inverno, seus pés também podem ter alguns probleminhas, como micoses e fungos, já que, no frio, eles ficam o tempo todo abafados com meias grossas e sapatos. Então, as dicas são: no banho, lave os pés com água e sabonete. Depois, seque-os muito bem, principalmente entre os dedos (pode até usar um papel toalha para garantir que fiquem bem sequinhos). Use desodorante para os pés ou talco antisséptico. Por fim, se passar hidratantes, evite o produto entre os dedos, para que eles não fiquem úmidos, facilitando o aparecimento de micoses.

13. Sabe aquela buchinha ou esponja fofa que você tem no box do banheiro? Aposente-a até a primavera. Isso porque esses apetrechos podem retirar a oleosidade natural da pele, ressecando ainda mais. Ninguém merece!

14. O frio também é responsável por aquelas rachaduras chatas nos lábios. Para ficar com a boca macia de novo, a dica é usar um batom com propriedades hidratantes e FPS . Agora, se você não gosta de maquiagem, tenha por perto um bom protetor labial transparente. Ele dá um brilhinho e deixa seus lábios macios.

Revista Atrevidinha | Edição 134

comente!

  • th-patins-como-andar 5 dicas para andar de patins
  • img-12