Assine

Saiba como recuperar nota e virar o jogo a seu favor no próximo semestre

Publicado em 03-07-2012 às 02:37 por Sara Ferrari | Comente!

Terminou o semestre no vermelho? Calmaaaaa, ainda tem o segundo tempo!

Revista Atrevidinha School Rehab

Por Rita Trevisan e Giovana Pessoa

Se você foi de mal a pior em uma ou em várias matérias nessa primeira metade do ano, ainda não é o caso de se desesperar. Agora, mesmo que a sua escola não tenha um sistema de recuperação de  m de semestre, é legal você ficar esperta para começar já apensar no que fez de errado até aqui. Para ajudá-la nisso, preparamos um teste que pode mostrar no que é  preciso melhorar. Comece marcando um X ao lado das alternativas que batem com o seu comportamento, pelo menos na maior parte do tempo. O número de alternativas marcadas ajuda a ter uma ideia do tamanho do seu problema e a gente te ajuda a resolver. Vamos lá?

1 Não consigo prestar muita atenção no que o professor fala, principalmente nas aulas das matérias chatas. Prefiro ouvir música, desenhar ou tuitar.

2 Meu mal é conversar demais. Não sei como esperar até a hora do intervalo para contar coisas importantes às minhas amigas.

3 Eu até copio as coisas que o professor escreve na lousa. Só que quando chego em casa não consigo entender direito as minhas anotações.

4 Em casa, estudo no meio da galera, com a TV ligada e batendo papo no MSN.

5 Vivo esquecendo as datas de entrega dos trabalhos e, às vezes, até das provas. Também me atrapalho com o material. Levo o livro errado, esqueço a calculadora…

6 Nunca entrei nessa de estudar um pouquinho por dia. Sempre deixo para pegar os livros e o caderno na véspera da prova.

7 Detesto fazer lição. Quando vale nota ou quando sei que o professor vai ver a tarefa, faço rapidinho, geralmente antes de dormir.

8 Tenho vergonha de tirar minhas dúvidas com o professor. Prefiro tentar entender sozinha, em casa, depois da aula. Só que nem sempre eu consigo.

Resultado

Se você assinalou qualquer alternativa de 1 a 4…

Seu problema é a falta de atenção. Quanto mais “xizinhos”, mais cuidado você precisa ter para se manter concentrada. Vá direto para o texto Passagem de volta.

Se você assinalou qualquer alternativa de 5 a 8… 

Seu problema é a falta de disciplina. Quanto mais “xizinhos”, mais cuidado você precisa ter com a sua organização para os estudos. Leia o texto Agora, sim! 

Se você assinalou uma ou mais alternativas de 1 a 4 e também de 5 a 8… 

Seu problema é a falta de atenção+ a falta de disciplina. Ou seja, você precisa ter mais atenção com a sua concentração e com a organização para os estudos. A saída é ler esta matéria inteira, até o final.

Passagem de voltaRevista Atrevidinha School Rehab

Se você deu uma viajada nesse primeiro semestre e agora precisa se recuperar do prejuízo que tomou, a primeira dica é tentar fazer uma coisa de cada vez quando estiver estudando. É até verdade que tem gente que consegue ler e entender tudo o que está escrito num livro ao mesmo tempo em que ouve música. Mas se você fez isso até agora e acabou tirando notas baixas, é sinal de que esse método não funciona pra você. Isso também vale para as conversas com as BFFs. Se as suas amigas são ótimas para dar risada e fofocar, mas não precisam estudar tanto quanto você até entender aquela matéria que você acha difícil, não tem nada demais arrumar outra colega para revisar com você o conteúdo antes da prova. Combinado?

Agora, sim!Revista Atrevidinha School Rehab

Para terminar o ano numa boa, a palavra chave é organização. Uma das coisas mais importantes é usar uma agenda para anotar todas as datas importantes e consultá-la todos os dias. Separe algumas horas por dia para fazer a lição, colocar o caderno em ordem, adiantar os trabalhos, rever as matérias… Outra dica é separar o seu material escolar um dia antes, para ter certeza de que não está esquecendo nada. E se você é do tipo que morre de vergonha de interromper a aula para perguntar, descole o e-mail do professor e escreva a sua dúvida logo que chegar em casa. Vale também conversar com a sua BFF, para ver o que foi que ela entendeu. Só não chegue à próxima aula com dúvidas, porque uma aula complementa a outra, e as questões não resolvidas vão se acumular, formando uma bola de neve que pode te prejudicar na hora de arrasar nas provas finais.

Contagem regressiva

Se você está precisando garantir boas notas, é bacana se preparar bem para os próximos testes. E aí vão algumas orientações do que você pode fazer:

15 dias antes da provaRevista Atrevidinha School Rehab

  • Faça um resumo e grife com canetinhas coloridas as partes mais importantes. Daí, na véspera, fica mais fácil rever tudo rapidinho.
  • Comece a estudar pela matéria mais fácil.
  • Se perceber que ainda restam dúvidas, anote para perguntar ao professor antes do teste.
  • Se for para estudar com as amigas, escolha umas duas ou três, no máximo, para que o encontro não acabe virando uma festa. E tente combinar com as meninas que, naquele período, vão se dedicar pra valer. Daí, separem uma hora a mais, depois, para um supermerecido relax.

1 semana antesRevista Atrevidinha School Rehab

  • Para saber se está mesmo afiada nos estudos, peça para um amigo ou familiar fazer algumas perguntas sobre o assunto e tente explicar o que entendeu. Anote, logo em seguida, tudo aquilo que você se esqueceu de falar e que, portanto, precisa estudar um pouco mais.
  • Mesmo sabendo que a prova está chegando, separe umas horinhas de lazer todos os dias para fazer o que você gosta. Quando a gente se diverte, fica mais disposta para estudar.

3 dias antesRevista Atrevidinha School Rehab

  • Nessa etapa, foque nos conteúdos que já viu e ainda precisa fixar. Deixe de lado aquela parte da matéria que  ainda não estudou, porque considera menos importante. Ler um monte de coisa nova agora, com pouco tempo para a prova, só vai deixá-la mais confusa.
  • Se tem algum conteúdo que está difícil mesmo de guardar, crie uma piada ou uma música engraçada. Assim vai ficar mais fácil lembrar na hora da prova.

1 dia antesRevista Atrevidinha School Rehab

  • Revise tudo o que puder, mas separe pelo menos umas duas horas antes de dormir para relaxar. E programe-se para ficar na cama umas oito horas, antes da prova. Nem mais, nem menos.
  • Nesse último estudo, pule as partes que ainda não entendeu bem. Foque no que já está guardadinho na memória, só para refrescá-la.
  • Arrume a sua mochila e tenha certeza de que está levando tudo o que precisa para o teste.

Na hora HRevista Atrevidinha School Rehab

  • Um pouco antes da prova começar, tente bater um papo com as meninas da sua classe, para se distrair. Mas aí não vale falar nada sobre a prova, combinado?
  • Comece a resolver pelas questões mais fáceis, deixando as mais complicadas para o final.
  • Se rolar o famoso branco e você esquecer por alguns segundos tudo o que estudou, não se desespere. Respire fundo e bem devagarzinho por três vezes, que isso ajuda a acalmar. Se necessário, peça para ir ao banheiro, dê uma volta no pátio e tente dar uma relaxadinha rápida. Logo, as respostas vão estar de novo na ponta da língua.
  • Se vive brigando contra o relógio nas avaliações, tente dividir o tempo pelo número de questões do teste. Por exemplo, se a prova tem duas horas e oito perguntas, tente perder no máximo 10 minutos por questão e deixe o restante para a revisão.

comente!

  • th-patins-como-andar
  • img-12